A FIATA (International Federation of Freight Forwarders Associations) solicita que as companhias marítimas revejam e restabeleçam os atuais free time para não menos do que os níveis praticados pré-pandemia.
Embora a decisão de reduzir os períodos de free time tenha sido unilateral, as condições de mercado mudaram e as justificativas para o status quo não permanecem mais válidas.
As taxas de demurrage e detention são medidas importantes para as entidades envolvidas no supply chain para garantir o uso eficiente de seu estoque de contêineres, o que representa um investimento substancial.
Entendendo a necessidade de manter a agilidade da operação de carga, os contêineres precisam ser revertidos o mais rápido possível. Consequentemente, aqueles que utilizam contêineres por períodos mais longos devem ser desencorajados desta prática.
As melhores práticas sobre este assunto podem ser encontradas em:
• FIATA’s Toolkit on Detention and Demurrage – Link: https://bit.ly/40ductT;
• Best Practice Guide on Container Shipping and Quality of Containers Vol 2 – Link: https://bit.ly/3mUZRlz;
A FIATA observa que é obrigação das companhias marítimas fornecer um período gratuito razoável para que o transportador tenha tempo suficiente para o carregamento e entrega do contêiner para uma exportação e para a coleta, descarga e devolução do contêiner vazio para uma importação.
Durante os últimos anos, os períodos de free time dos contêineres foram reduzidos e as tarifas de demurrage e detention aumentaram consideravelmente.
A FIATA exige que as práticas de detention e demurrage estejam de acordo com o princípio da celeridade, com coordenação de múltiplas partes interessadas para responder às necessidades do mercado de forma adequada para fortalecer a robustez da cadeia de suprimentos.
Agora é o momento de agir para otimizar os movimentos de contêineres e melhorar a qualidade dos contêineres para seu uso futuro.
Veja Anexo: Clique para Visualizar