Foram 5 tipos de votos, todos deliberados e aprovados por unanimidade, que versaram sobre alterações tarifárias e defesa comercial.
Aconteceu na tarde da última quinta-feira (16/3), às 15h, a 202° Reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Presidida pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, foi a primeira Reunião Ordinária do Gecex de 2023, já considerando a nova composição de titulares e suplentes do colegiado.
O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa também compôs a mesa ao lado do ministro, durante toda a reunião, que foi também composta pela secretária-executiva da Camex, Marcela Carvalho.
A reunião teve duração de 1h30, com a apresentação de uma longa pauta e importantes deliberações relacionadas a alterações tarifárias e defesa comercial, que poderão ser conhecidas no link, ao final desta matéria.
Os destaques da pauta foram a concessão de quase 800 Ex Tarifários de Bens de Capital e pouco mais de 1.000 Ex tarifários de Autopeças, relacionados a bens não produzidos no Brasil, com redução de imposto de importação a zero, com impacto de investimentos produtivos associados de quase R$ 2 bilhões. Além disso, aprovou-se a elevação tarifária para pneus da carga e resinas químicas, garantindo que a indústria nacional, reconhecida pela sustentabilidade e segurança na produção, não seja penalizada.
Ao todo foram 5 tipos de votos e todos foram deliberados e aprovados por unanimidade. Ao final da reunião, a Secretária Marcela propôs um calendário de reuniões ordinárias mensais do Gecex e mencionou a possibilidade da realização da primeira reunião do Conselho Estratégico no final de abril.
Veja Anexo:Clique para Visualizar