Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Regra não muda, garante OMC

A OMC – Organização Mundial do Comércio, não vai modificar suas regras de votação durante as negociações da Rodada Doha, que estão programadas para serem concluídas neste ano. Domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ao fim da Cúpula da Governança Progressista, na África do Sul, que a OMC deveria modificar suas regras para evitar que um país ou grupo pequeno de governos tivessem o poder de bloquear uma negociação.
Hoje, as decisões da OMC são tomadas por consenso e, segundo Lula, isso estaria prejudicando o processo de liberalização agrícola diante da recusa européia em fazer concessões. O presidente apresentou sua idéia ao primeiro-ministro britânico, Tony Blair, mas não obteve apoio.
As declarações de Lula também não foram recebidas com entusiasmo em Genebra. O porta-voz da OMC, Keith Rockwell, afirmou que a idéia de votação é interessante, mas que no momento “a prioridade número um, dois e três” do diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, é concluir as negociações, e não reformar a organização.

Fonte: O Estado de São Paulo