fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Porto de Santos fica fechado por mais de dez horas após neblina encobrir o Litoral de SP

A neblina que tem atingido as cidades do Litoral de São Paulo nos últimos dias paralisou a entrada e saída de navios no Porto de Santos por 11 horas entre a noite de domingo (28) e a manhã desta segunda-feira (29), conforme informado pela Autoridade Portuária de Santos (APS). Segundo a previsão, a névoa deve diminuir na região a partir da noite desta segunda.

Em nota, a Capitania dos Portos comunicou que a paralisação no Porto aconteceu em razão da “piora nas condições meteorológicas, com visibilidade menor que 0,5 milha náutica, ondas de 0,50 metros e vento de 5 nós”. A pausa nas atividades portuárias aconteceu a partir das 18h deste domingo (28), indo até às 5h da manhã desta segunda-feira.

No sábado (27), a navegação também foi suspensa. Segundo a APS, a suspensão aconteceu a partir das 23h20. Das 3h30 às 6h20 deste domingo, a entrada e saída de navios no Porto foi retomada, até ser interrompida novamente até às 11h.

Entre a noite de sábado e a manhã de domingo, o fenômeno meteorológico chegou a paralisar, também, a operação das embarcações responsáveis pelas travessias Santos-Guarujá e Santos-Vicente de Carvalho.

Conforme apurador por A Tribuna, no domingo, o nevoeiro começou a baixar por volta das 16h40 na cidade de Praia Grande, mas avançou, em seguida, para os municípios de São Vicente e Santos, ocasionando a interrupção das atividades do Porto.

À reportagem de A Tribuna, o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, explicou que as baixas condições de temperaturas e a umidade influenciada pelo mar favorecem a formação de névoa. “A névoa tem se formado algumas vezes nesses últimos dias. Mas não é só aqui, os nevoeiros têm se formado em boa parte do Litoral Sul”.

O meteorologista disse também que as ocorrências de névoas tendem a diminuir com a chegada de uma nova massa de ar, prevista para a noite de segunda-feira (29). “É uma outra massa de ar, uma outra frente fria, com outra característica. A tendência é que chova de segunda para terça-feira, o que também diminui bastante a chance de formação de nevoeiro nas noites seguintes”.

Veja Anexo

Clique para Visualizar

Fonte: A Tribuna – Porto e Mar