Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Faltam 5 pontos para o acordo com Argentina

A apenas 7 dias do prazo final da negociação, ainda há pelo menos 5 pontos cruciais de divergência entre Brasil e Argentina na regulamentação do mecanismo de salvaguardas no comércio entre os dois países, também chamada de CAC – Cláusula de Adaptação Competitiva.
Estão programadas até três rodadas de negociação para tentar chegar a um entendimento. A primeira se dará hoje, em Buenos Aires. Na outra, marcada para sexta-feira, no Rio de Janeiro, os negociadores mais otimistas acreditam que o acordo será concluído. Para eles, não seria nem mesmo necessário marcar o encontro do dia 31, a data final imposta pelo governo argentino e aceita pelo Brasil.
As CACs, ou salvaguardas, vão limitar o comércio se um país se considerar inundado pelos produtos do vizinho. A análise será feita produto a produto e, se for comprovada uma “invasão” será fixada uma cota, ou seja, um limite para a venda desse produto sem pagamento de impostos de importação. Em compensação, o setor beneficiado pela CAD terá de se comprometer com um programa de modernização e contará com a proteção por um prazo limitado.

Fonte: O Estado de São Paulo