fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Estudo aponta caminho para internacionalização da empresas

Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, pesquisa de doutorado, realizada pela consultora de empresas e professora Daniela Khauaja, buscou analisar o processo de internacionalização de marcas brasileiras. O resultado do estudo é uma sistematização de práticas de gestão para empresas interessadas em ingressar no mercado internacional. O estudo partiu da análise de 10 empresas brasileiras franqueadoras que atuam no mercado internacional nas áreas de alimentação, calçados, vestuário, cosméticos, curso de idioma, consultoria de informática e produtos naturais.
A sistematização de práticas de gestão que a pesquisadora propõe incluir, num primeiro momento, um “Modelo Mental para os Dirigentes”, ou seja, um conjunto de qualidades e direcionamentos para os administradores de empresas que visam o mercado externo. De acordo com Daniela, o gestor deverá ter uma visão global do mundo e um pensamento de longo prazo; ousadia e postura proativa; pensar globalmente e agir localmente; acreditar no potencial da organização; ter foco no crescimento da empresa e disseminar isso.
O segundo passo é a construção de bases para a internacionalização e a etapa seguinte é a gestão da marca.
Na opinião de Daniela, seria preciso inclusive que o governo tivesse uma estratégia de ação e pudesse definir em qual área seremos “bons”.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria