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China: a 2ª economia do mundo pode ser o destino para os seus produtos

Exportações brasileiras para a China ultrapassaram US$100 bilhões em 2023. Estudo feito pela ApexBrasil apresenta 400 oportunidades comerciais no gigante asiático

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) segue elaborando e divulgando Perfis de Comércio e Investimentos de diversos países, blocos econômicos e continentes. Depois dos estudos com foco em Japão, ASEAN e Vietnã, a Agência dá sequência às pesquisas sobre países asiáticos, e a segunda maior economia do mundo e principal parceira comercial do Brasil não poderia ficar de fora.

A China é o principal destino das exportações do Brasil. Em 2023, as vendas brasileiras para o país ultrapassaram, pela primeira vez, o valor de US$100 bilhões, e a corrente comércio bilateral entre os países chegou a US$ 157,5 bilhões.

No último ano, o Brasil foi o principal fornecedor de soja, carne bovina, celulose, milho, açúcar e carnes de aves ao país asiático. Além disso, tivemos a segunda maior participação de mercado nas vendas de minério de ferro, atrás apenas da Austrália, e de algodão bruto, atrás dos Estados Unidos.

Entre 2019 e 2023, o crescimento médio do valor exportado para a China (13,3%) superou o aumento médio da totalidade das exportações brasileiras para o mundo no mesmo período (11,3%). Nos últimos quatro anos, todas as principais exportações brasileiras para o mercado chinês tiveram crescimento médio positivo, com destaque para o milho, que cresceu, em média, mais de 320% por ano.

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Fonte: Portal de notícias / Sindicomis