Auditores-Fiscais santistas e de outras partes do país realizarão um ato público, nesta quarta-feira (13), às 13h, em frente ao prédio da Alfândega, em Santos. A categoria protesta em prol do cumprimento do acordo firmado com o governo em 2016, que prevê o pagamento de um bônus variável aos auditores, o retorno do orçamento da Receita Federal (o equivalente a R$ 1,2 bilhões) e a abertura de concurso público para o órgão, já que nos últimos 10 anos o órgão perdeu 50% do seu quantitativo de auditores.
Segundo a categoria, embora até o momento o governo federal não tenha aberto nenhum canal de negociação com os auditores, a mobilização já pode ser sentida em diversos setores. Representantes de exportadores de grãos e soja e fabricantes de eletrodomésticos já enviaram ofício a diferentes representantes do governo pedindo que entrem em acordo com os auditores e coloque fim ao movimento da categoria.
“O ato servirá para mostrar que a mobilização dos Auditores-Fiscais, que começou em dezembro de 2021, continua forte. Não vamos parar até que nossos pleitos sejam atendidos”, disse o presidente do Sindifisco Santos, sindicato que representa os Auditores-Fiscais, Elias Carneiro Jr.