fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Veja lista completa dos quase 700 itens que ficarão de fora do tarifaço dos EUA contra o Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nessa quarta-feira (30) o decreto que formaliza a tarifa de 50% aos produtos importados do Brasil. Segundo o comunicado, autoridades brasileiras teriam coagido empresas dos Estados Unidos a censurar discursos políticos, entregar dados sensíveis de usuários e alterar políticas de moderação de conteúdo sob ameaça de multas, processos criminais, congelamento de ativos ou exclusão do mercado brasileiro. No entanto, uma série de itens ficou isenta das tarifas adicionais.

Além de itens específicos, outra exceção é para produtos que já estavam em trânsito antes da entrada em vigor da ordem. Mas para isso precisam chegar aos EUA até 5 de outubro, e assim não serão impactados pela nova tarifa.
Entre os principais estão castanha do Brasil, laranja e minério de ferro, entre outros. Ao todo foram 129 produtos isentos diretamente e outros 565 disponíveis apenas para aviação civil, totalizando 694 itens.

O governo pretende manter a negociação para tentar reduzir as tarifas dos setores que ficaram de fora da lista de exceções do presidente Donald Trump. Exportadores de produtos como café, carne, pescados e frutas não escaparam da taxação de 50% e pedem medidas emergenciais e um acordo melhor.

Depois de se reunir com os principais ministros e com integrantes do STF, o presidente reforçou a disposição de negociar, mas reiterou que o Brasil é soberano e não vai abrir mão dos instrumentos de defesa previstos na lei.

A dois dias do prazo final para o tarifaço, o presidente Donald Trump adiou o início da cobrança para 6 de agosto e retirou quase 700 produtos dos 4 mil itens exportados para os Estados Unidos. O volume representa 43% das exportações brasileiras para o mercado americano, com valor estimado em 18 bilhões de dólares

Veja anexo Lista em sua íntegra.

Clique para Visualizar

Fonte: SINDICOMIS com informações CBN

Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar