Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Reajuste de tarifas portuárias preocupa setores em Santos

Entidades que representam empresas portuárias receberam com preocupação a informação do pedido de reajuste de tarifas do Porto de Santos. O motivo é o desconhecimento sobre o índice de aumento proposto pela Autoridade Portuária de Santos (APS) à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), além dos impactos que podem ser causados aos usuários do cais santista.
Conforme revelado em A Tribuna, a estatal que administra o Porto de Santos protocolou um pedido de reajuste das taxas portuárias. Além disso, o requerimento também tem como objetivo garantir a adequação aos novos padrões estabelecidos pela Antaq.
As tarifas do Porto de Santos foram reajustadas pela última vez em 2018. Na ocasião, a então Companhia Docas do Estado de São Paulo (antiga denominação da Autoridade Portuária de Santos) pediu autorização para aumentar as taxas em 54,4%, Mas o índice aprovado pela Antaq foi de apenas 16,67%.
Agora, o temor da iniciativa privada é de que, novamente, o índice de reajuste proposto seja expressivo. Outro ponto levantado por entidades que representam o setor é o impacto desse aumento, principalmente em um período de crise mundial causada pela pandemia de covid-19. Clique para Visualizar

Fonte: A Tribuna Porto e Mar / SOPESP – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de SP