Embora o Brasil venha registrando, nos últimos meses, recordes seguidos nas exportações, há ainda uma presença pouco expressiva das pequenas e médias empresas brasileiras no mercado internacional. Este desafio vem sendo alvo de múltiplos esforços do governo federal, como ressaltou nesta sexta-feira (22) o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante lançamento de um núcleo do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), da ApexBrasil, em Bauru, no interior de São Paulo.
“A empresa que exporta tem um upgrade, muda de patamar, avança mais. Todos os indicadores mostram isso. É muito importante. Nós estamos batendo recordes de exportação no Brasil, mas queremos mais empresas exportando e pequenas e médias empresas também exportando. Esse é o objetivo do programa da Apex que vai investir R$ 1,6 milhão aqui em Bauru”, anunciou.
O programa é uma parceria da ApexBrasil com a instituição Athon Ensino Superior para preparar empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. Atualmente, o programa cobre todas as regiões do Brasil e está presente em 21 estados e 57 municípios.
Para o novo núcleo, cujo atendimento se estenderá também aos municípios de Presidente Prudente e Araçatuba, também em SP, as entidades investirão os recursos para atender a mais 150 empresas da região — algumas empresas dessa área já vinham sendo atendias por meio do núcleo do Peiex em Jaú, cidade próxima.
Em sua fala, Alckmin reforçou a importância da agenda de competitividade para fazer a indústria crescer e agregar valor à sua produção. “Ao invés de exportar algodão, a roupa; ao invés de exportar minério de ferro, um avião da Embraer”.
Veja Anexo: Clique para Visualizar