Dando continuidade às melhorias do projeto Porto sem Papel – criado para aumentar a eficiência nos portos brasileiros – foi lançado o Aplicativo PSP, com o objetivo de aperfeiçoar o registro de informações portuárias. Em sua primeira versão, a ferramenta visa facilitar e tornar mais preciso e fidedigno o registro das etapas de atracação e desatracação das embarcações. O projeto Porto Sem Papel faz parte do programa Startup GOV.BR, que tem por finalidade acelerar os projetos digitais com maior impacto para a sociedade.
Por meio do aplicativo, o usuário poderá, em qualquer área do porto, fazer o registro exato do momento e local de atracação e desatracação das embarcações por meio do aparelho celular. “As melhorias no programa Porto Sem Papel são parte da transformação digital que está mudando a forma de relacionamento do cidadão com o governo. São atualizações que agilizam a rotina de trabalho nos portos brasileiros e que, na prática, geram economia de tempo e de recursos para as empresas do setor, além de promover mais comodidade aos usuários do aplicativo”, destaca o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz.
A perspectiva é que o aplicativo evolua e amplie as funcionalidades constantemente, possibilitando o acesso a outros módulos do sistema PSP 2.0, minimizando o tempo de operação e melhorando a qualidade da informação. Nesta primeira etapa, a ferramenta está disponível apenas para o sistema operacional Android, mas, em breve, também será lançada para usuários iOS. Clique para Visualizar