Auditores e Auditoras-Fiscais da Receita Federal prosseguem nesta quarta-feira (6) com a paralisação de 48 horas, conforme aprovado em Assembleia Nacional no dia 30 de outubro. A categoria reivindica a instalação da Mesa Específica e Temporária pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e a negociação do reajuste do vencimento básico. O calendário de mobilização inclui paralisações de 48 horas, sempre às terças e quartas-feiras, durante todo o mês de novembro.
Desde que iniciou a mobilização, no mês de julho, a categoria já realizou diversas ações, como operação-padrão nas aduanas, apagões nos sistemas informatizados da Receita Federal e atos públicos. As paralisações representam o acirramento da mobilização, mas respeitam a continuidade dos serviços essenciais com 30% do quantitativo de Auditores-Fiscais.
Estão suspensos os julgamentos no contencioso administrativo, a participação em projetos da Receita Federal, reuniões e treinamentos, bem como a ocupação de cargos em comissão que tenham ficado vagos em decorrência da mobilização. Nesta terça-feira (5) foi instalado o Comando Nacional de Mobilização (CNM).