A proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de cortar em 10% a TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul até o final do ano, caiu por terra nesta 5ª feira (8.jul.2021). As negociações sobre o tema fracassaram por resistência da Argentina. O Brasil assumiu a presidência temporária do bloco neste semestre, mas deixou em aberto sua reação.
O lado brasileiro não deixou de expressar sua frustração. O presidente Jair Bolsonaro, durante o encontro virtual com os líderes da Argentina, Paraguai e Uruguai, atacou a regra basilar do consenso nas tomadas de decisão do bloco. O chanceler Carlos França disse que o balanço do primeiro semestre “não deixa de causar desapontamento”.
O principal negociador do Brasil, embaixador Pedro Miguel Costa e Silva, afirmou ao Poder360 que sua equipe fez o possível para avançar, com boa fé, mas Brasil e Argentina tinham propostas de naturezas distintas sobre a reforma da TEC, que unifica as alíquotas de importação de cada produto desde 1995 e cria uma espécie de mercado ampliado especialmente para o Brasil. Clique para Visualizar