Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Mercado reduz previsão para o PIB pela 2ª vez

O mercado financeiro reduziu suas expectativas quanto ao crescimento do PIB e a variação da inflação neste ano, segundo o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central a partir de consultas a mais de cem instituições financeiras. Os analistas esperam agora um crescimento econômico de 3,53% neste ano. Foi a segunda semana seguida de redução -a estimativa era de 3,55% na semana passada e de 3,60% na retrasada.
O mercado começou a rebaixar as estimativas de crescimento após o IBGE ter divulgado, no início deste mês, que a produção industrial caiu 1,7% em junho em relação a maio.
No primeiro trimestre, a expansão da economia brasileira foi de 1,4% em relação aos três meses finais do ano passado. De acordo com o boletim Focus, a expectativa deste ano para o IPCA, índice de inflação que serve de parâmetro para as metas do BC, caiu de 3,74% para 3,73% entre esta semana e a passada.
Outros dois índices de inflação também tiveram suas previsões reduzidas: IGP-M (de 3,56% para 3,53%) e IPC-Fipe (de 2,31% para 2,26%).

Fonte: Folha de São Paulo