Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Mantega diz que governo quer ampliar comércio em moeda local no Mercosul

O governo deve estimular o comércio em moeda local em países da América do Sul para compensar a queda nas exportações, disse há pouco o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Ao sair da reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada na Granja do Torto, o ministro prometeu ampliar a medida anunciada, que vigora nas relações comerciais entre Argentina e Brasil, desde outubro do ano passado.
“Esse sistema poderá ser estendido para países do Mercosul, como Uruguai, Paraguai, Bolívia, além do Chile”, disse Mantega.
Na avaliação do ministro, a piora no desempenho da balança comercial, que registrou em janeiro o primeiro déficit mensal em oito anos, decorre da redução da demanda nos países desenvolvidos, que diminui as exportações do país. “O déficit é o resultado de uma redução da demanda mundial de commodities e da compra de produtos de países em desenvolvimento pelos países desenvolvidos”, declarou.
Mantega informou ainda que o presidente Lula recomendou à equipe econômica que não sejam tomadas medidas protecionistas, como a criação de barreiras comerciais, para reverter a situação da balança comercial. “Se cada um fechar as portas, os países vão exportar menos e todos terão prejuízo”, alegou.

Fonte: NetComex