Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Mantega admite aumento da carga tributária no governo Lula

O ministro Guido Mantega (Fazenda) admitiu hoje que houve aumento da carga tributária no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Confesso em público que houve um aumento da carga tributária”, disse o ministro durante apresentação em evento sobre crédito promovido em São Paulo pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Mantega afirmou que houve um aumento no PIS/Cofins sobre produtos importados, equivalente a 0,80% do PIB (Produto Interno Bruto) e elevação de 0,08% do PIB desse mesmo tributo para a indústria nacional.
O ministro destacou, entretanto, que o governo Lula desonerou diversos setores da economia brasileira, como o de informática e construção civil.
Ele acrescentou que o governo Lula planeja um programa de redução de tributos, que passa pela aprovação da Lei Geral de Pequenas e Micro Empresas que tramita no Congresso.
“Os tributos continuam altos e precisam ser reduzidos, mas temos que baixar impostos que têm impacto mais positivo na economia, como está sendo feito”, afirmou

Fonte: Folha Online