A Nova Indústria Brasil (NIB) esteve bastante presente nos debates desta quinta-feira (31) da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O ministro interino do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, coordenou a mesa sobre a “Nova Indústria e seus rebatimentos regionais”. O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, participou do diálogo sobre a “NIB: Missões para a CT&I nas empresas”.
À tarde, na mesa que tratou sobre a regionalização da NIB, o ministro em exercício do MDIC afirmou que uma política industrial legítima é aquela que busca alcançar a regionalização e aplacar as desigualdades regionais. “Não se fará no Brasil uma política industrial legítima nem sequer válida do ponto de vista social se ela não tencionar de fato alcançar a regionalização e, dentro da regionalização, a territorialização”, completou Elias Rosa. Ele representou o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, que está em missão internacional.
Para tratar da territorialização, a NIB conta com um Grupo de Trabalho (GT) que irá elaborar a proposta de um Sistema Nacional de Territorialização do Desenvolvimento Industrial com o objetivo de indicar novas possibilidades para reduzir as fragilidades estruturais e fomentar o desenvolvimento industrial regionalizado.
Veja anexo