Foi realizado na última sexta-feira (9/4), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o leilão de cinco terminais portuários: IQI03, IQI11, IQI12, IQI13, localizados no complexo Portuário de Itaqui, no Maranhão; e PEL01, no Porto de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Todos fazem parte da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), tendo sido qualificados por meio dos Decretos nº 9.972/2019 e nº 10.635/2021, respectivamente. Os investimentos nos cinco terminais totalizam mais de R$ 610 milhões, com estimativa de geração de mais de nove mil empregos.
“Estamos encerrando a Infra Week com 28 ativos transferidos para a iniciativa privada, 15 reuniões com investidores, depois de arrecadar R$ 3,5 bilhões de outorgas, e, mais importante que isso, gerar empregos e mostrar que o Brasil tem futuro”, enfatizou o ministro da Infraestrutura (MInfra), Tarcísio de Freitas. A secretária especial do PPI, Martha Seillier, declarou: “Temos muitos projetos programados para 2021, fruto de muito planejamento. Estamos só começando, vamos cansar a B3 de tanto bater nesse martelo. Somente nesta semana, tivemos investimentos vultosos em aeroportos, ferrovia e agora portos”.
“Parabenizo todos os vencedores por acreditarem no Brasil. O leilão foi exitoso e o país ganha com os investimentos que serão realizados e com a possibilidade de fazermos um setor portuário mais eficiente e mais produtivo”, destacou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery. O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Diogo Piloni, falou da importância do programa de arrendamentos portuários. “Sem dúvidas, o desenvolvimento do setor portuário brasileiro tem sido impulsionado. Esse é apenas o primeiro leilão do setor no ano; temos mais 12 terminais a serem licitados em 2021”, disse. Clique para Visualizar