A Índia, terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, quer comprar mais petróleo do Brasil, disse nesta quinta-feira o ministro do Petróleo da Índia, Hardeep Singh Puri, após uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na capital indiana.
“Expressamos ao ilustre ministro que estamos dispostos a aumentar o nosso petróleo (importado) do Brasil repetidas vezes”, disse Puri, acrescentando que as empresas indianas também devem ampliar o investimento no país.
As empresas estatais indianas Bharat Petroleum Corp e Oil and Natural Gas Corp têm feito investimentos no setor de exploração de gás e petróleo do Brasil.
A Índia quer importar petróleo do Brasil sob “contratos especiais de longo prazo”, diz o comunicado do governo divulgado após o encontros dos ministros, sem dar mais detalhes.
O Brasil, que está aumentando sua produção de petróleo em 10% para 3,3 milhões de barris por dia, está disposto a atender a demanda indiana por petróleo, disse Albuquerque.
A Índia atende cerca de 84% de suas necessidades de petróleo por meio de importações e está procurando maneiras de reduzir suas despesas com o produto, o que inclui intensificar o uso de biocombustíveis.
Estatais de combustível da Índia estão ampliando a capacidade de armazenamento de etanol em 51%, diante de uma meta do país de dobrar a mistura do biocombustível com gasolina para 20% até 2025.
Puri disse que a Índia e o Brasil estão cooperando nas áreas de biocombustíveis e etanol.
A maior parte das importações e petróleo da Índia tem como origem o Oriente Médio e, em 2021, 9% das compras vieram da América Latina.
A Índia, recentemente, tinha aumentado suas compras de petróleo russo, disponível a preços mais baixos depois que algumas empresas e países acataram as sanções ocidentais a Moscou por sua invasão à Ucrânia.
Clique para Visualizar