fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Greve dos Auditores-Fiscais: SINDASP Alerta para Potencial Prejuízo de Até 12 Bilhões de Reais em Dois Meses

O comércio exterior brasileiro enfrenta um momento desafiador diante da intensificação da greve dos Auditores-Fiscais, que tem gerado impactos significativos na fluidez das operações de importação e exportação em todo o país

Em razão desse cenário, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP) elaborou um estudo técnico, que aponta um potencial prejuízo de até 12 bilhões de reais acumulado nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

O estudo considera a média de 30 dias de atraso na liberação de cargas, o que afeta operações de importação que, no período analisado, totalizaram aproximadamente 43 bilhões de dólares americanos. Os dados referentes ao mês de fevereiro ainda estão em análise, e o período de 100 dias de paralisação será completado em março, podendo ampliar ainda mais o impacto econômico já verificado.

O movimento grevista, conforme destacado em matéria da revista Veja, tem adotado a estratégia conhecida como “Desembaraço Zero”, caracterizada pela suspensão da análise e liberação de cargas. Essa situação tem gerado gargalos logísticos em portos, aeroportos e fronteiras, com reflexos diretos nas cadeias produtivas.

Veja anexo

Clique para Visualizar

Fonte: Sindasp