fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Governo vai aprimorar e simplificar drawback para aumentar exportações

A exportação pode ser a alternativa para a economia brasileira superar a crise instalada em razão da pandemia de Covid-19 e permitir a recuperação das empresas. A análise veio do coordenador-geral de Operações de Comércio Exterior, Marcos Alberto Nakagomi, durante o Webinar de Operações de Comércio Exterior, realizado pela Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT), no final de junho. Em 2020, o mundo deve enfrentar sua maior recessão e o encolhimento da economia brasileira será de mais de 9%, segundo estimativas. Para 2021, espera-se uma recuperação e o desafio será continuar produzindo e vendendo. O drawback é o instrumento que auxilia nesse processo, conferindo maior competitividade para os produtos ao desonerar tributos para a compra de insumos usados na produção de bens que serão exportados, explica Nakagomi.
Durante o evento, foi anunciado que o regime receberá aprimoramento, por meio de uma nova portaria, que deve ser publicada até o final de julho. O objetivo da norma será conferir maior transparência às modalidades, simplificando procedimentos e aperfeiçoando critérios para a concessão do regime.
A apresentação “Desafios e propostas para o Drawback” da Secex – Secretaria de Comércio Exterior, que exemplificou os dados acima, pode ser visualizada na íntegra no link abaixo:
https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:dca473a5-cafa-4f99-a28f-9b660c04b8e9. – Clique para Visualizar

Fonte: Aduaneiras – Edição: Andréa Campos