fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Governo e sociedade civil propõem plano de trabalho para ampliar e fortalecer comércio exterior

O Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) definiu, nesta quarta-feira (24/3), o Plano de Trabalho 2021-2022, com medidas que reforçam e consolidam o diálogo entre o setor público e privado para apontar caminhos que levam à ampliação e ao fortalecimento da política comercial brasileira. Reunindo governo e entidades representativas, empresários, acadêmicos e entidades de defesa do consumidor, o Conex estabeleceu uma agenda de iniciativas em torno de quatro eixos temáticos: estrutura tarifária, agenda regulatória, financiamento às exportações e promoção comercial.
O objetivo central do Conex – criado pela Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex/ME) – é recomendar iniciativas focadas na melhoria da política comercial brasileira, identificando oportunidades concretas para o aprimoramento do comércio exterior do país. O plano de trabalho definido estabeleceu 22 pontos relevantes, como resultado de um diálogo aberto, a partir de discussões que se intensificaram em dezembro de 2020 e se aprofundaram no primeiro trimestre deste ano.
As iniciativas buscam definir um plano estratégico de estrutura tarifária para a política comercial brasileira, aprimorar o ambiente de negócios no país em relação aos temas regulatórios e de competitividade de comércio exterior; debater medidas para modernizar, fortalecer e preservar o sistema público de financiamento às exportações e investimentos; além de investir em promoção comercial para enfrentar possíveis barreiras e requisitos que dificultem a entrada de produtos brasileiros no mercado de outros países. Clique para Visualizar

Fonte: Ministério da Economia