fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Governo começa a debater política nacional para Data Centers visando transformar o país em hub exportador

Estudo coordenado pelo MDIC e pela ABDI traz retrato do setor no país e sugestões para ampliação e qualificação dos parques de armazenamento de dados.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançam nesta terça-feira (13/6) um estudo inédito sobre o desenvolvimento de Data Centers no Brasil. O diagnóstico servirá de base para a elaboração de uma política nacional com o objetivo de ampliar a oferta interna e transformar o país num hub exportador desse tipo de serviço para os vizinhos da América do Sul.

Data Centers são instalações físicas de máquinas e sistemas de alta complexidade para armazenamento, processamento e tráfego de dados de internet. São estas estruturas que garantem segurança, velocidade e capacidade para as inúmeras operações cotidianas de rede.

O Brasil já é o principal mercado de Data Centers da América Latina, reunindo 17 provedores em 44 instalações. Os setores que mais demandam os serviços de armazenamento, de acordo com o diagnóstico, são os de alimentos e bebidas (13,7%), comércio varejista e agropecuária (ambos com 9,8%), veículos e peças (7,8%) e TI e telecom (5,9%).

Estima-se que o tráfego digital dê um grande salto com a disseminação de novas tecnologias, como internet das coisas e inteligência artificial. No caso do Brasil, a retomada do crescimento econômico também deverá contribuir para a elevação do consumo de dados – daí a necessidade de se pensar em estratégias de ampliação do setor.

Entre as orientações do estudo, estão: redução de custos de investimento e operação; elevação da segurança do fornecimento de energia e ampliar a oferta e o acesso à energia renovável; formação de mão de obra qualificada para Data Centers e de tecnologia em geral; elevação da segurança jurídica, acelerar investimentos e reduzir riscos; estímulo à demanda; e criação de um canal de comunicação dinâmico entre setor público e privado.

Para ler a íntegra do estudo, acesso o link: https://encr.pw/zwS6d.

Veja Anexo: Clique para Visualizar

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC