Nesta segunda-feira (5), o presidente da República, junto com comitiva interministerial, firmou 17 acordos e tratativas sobre diversos temas, representando uma expansão na agenda bilateral. Na ocasião, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou o Memorando de Entendimento (MdE) para cooperação técnica agropecuária entre o Mapa e o Ministério da Agricultura chileno, o Minagri.
O acordo tem o objeto principal de fomentar o desenvolvimento dos sistemas agropecuários por meio da implementação conjunta de programas, projetos e eventos nas diferentes áreas de interesse comum. Os chilenos já apresentaram, por exemplo, interesse no ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) e no plano ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono).
“A integração sul-americana é uma realidade que faz a diferença na vida das pessoas!”, pontuou o presidente. “A relação Brasil-Chile tem que melhorar. Sobretudo na política, na relação de amizade, no pensamento que o povo chileno e brasileiro merece mais. Começou uma nova era na relação Chile-Brasil”, completou.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, reforçou a importância da relação entre os países e dos acordos assinados hoje. “Eu e o presidente Lula estávamos conversando sobre o trabalho político que temos que ter em conjunto para poder fortalecer nossas fronteiras. Temos consciência que podemos trabalhar em prol dos nossos países”, disse.
Veja anexo