O Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas” foi encerrado nesta sexta-feira (29), em Brasília, após cinco dias de intensas discussões e atividades voltadas ao fortalecimento das exportações do agronegócio brasileiro e à ampliação de mercados internacionais. Organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o evento reuniu 40 adidos agrícolas que atuam em 38 países, 12 representantes de escritórios da ApexBrasil no Brasil e no exterior, mais de 35 entidades do agronegócio nacional e diversas autoridades.
Ao longo da semana, o evento também promoveu mais de 500 reuniões estratégicas, incluindo rodadas de conversas entre adidos e representantes de aproximadamente 40 associações setoriais, responsáveis por 75% do PIB do agronegócio nacional. As interações permitiram alinhar demandas do setor produtivo e fortalecer as parcerias entre o governo e a iniciativa privada.
Na cerimônia de encerramento, Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou a relevância da parceria entre os adidos, o setor privado e as instituições governamentais para ampliar a presença do Brasil no comércio internacional. Laudemir Müller, Gerente de Agronegócios da ApexBrasil, destacou o sucesso do evento como um marco para o alinhamento estratégico do agro brasileiro com as demandas globais.
“Tivemos uma semana extremamente produtiva, alinhando as diretrizes do Ministro Carlos Fávaro e discutindo prioridades para 2025. Realizamos quase 500 reuniões com entidades dos setores produtivos, destacando demandas fundamentais para a atuação dos nossos adidos agrícolas. Os adidos são essenciais na promoção comercial, negociação e defesa da imagem do agro brasileiro no exterior, sendo responsáveis por 70% das 282 aberturas de mercado da atual gestão. Nosso foco é aproximá-los ainda
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