Depois de cinco meses de negociação com o governo federal, os servidores das agências reguladoras aprovaram, em assembleia histórica realizada na tarde desta terça-feira (20), a última proposta de reajuste apresentada pelo governo na negociação com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências). Com o aceite da proposta, a expectativa é que o acordo seja assinado formalmente nesta quarta-feira, em horário ainda a ser divulgado.
A assembleia desta terça-feira – que foi a maior da história da categoria, com 2860 participantes – deliberou sobre proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que prevê reajuste de 27% para os servidores da carreira e de 15,5% para os do Plano Especial de Cargos, em duas parcelas (2025 e 2026). A proposta foi aprovada por 69% dos servidores. No total, foram 1969 votos a favor, 868 contra e 23 abstenções.
De acordo com o Sinagências, o resultado da assembleia será comunicado ao MGI ainda nesta terça, via ofício. A assinatura do acordo está prevista para esta quarta (21), na sede do MGI, em horário que ainda será definido pela pasta.
Sempre importante lembrar, que o movimento é representado pelas 11 Agências Reguladoras Federais, quais sejam: ANA, Anac, Anatel, Ancine, Aneel, ANM, ANP, ANS, Antaq, ANTT e Anvisa.
Veja anexo