fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Descontos em tarifas do Porto de Santos devem entrar em vigor em 20 dias

Nova previsão foi dada pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Os descontos de até 65% nas tarifas do Porto de Santos para navios de longo curso e de cabotagem deverão entrar em vigor dentro de 20 dias. O prazo foi divulgado ontem pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. Ele detalhou os trâmites necessários para a medida, anunciada no sábado pelo Governo Federal, e respondeu a questionamentos de entidades e representantes do setor, que pedem detalhes sobre os abatimentos.

“A decisão política já foi tomada pelo presidente Lula e pelo ministro Márcio França. A Autoridade Portuária está estudando a publicação da tabela e atendendo as questões formais, como a reunião da diretoria. Na sequência, a decisão será submetida ao Conselho de Administração (Consad), que fará a análise formal dos regramentos internos. Após a aprovação do Consad, será feita a publicação (no Diário Oficial da União)”.

Segundo Pomini, os descontos deverão entrar em vigor “nos próximos 20 dias”. No sábado, o Ministério de Portos e Aeroportos havia informado que eles seriam aplicados a partir de segunda-feira (19). O princípio da medida segue o mesmo: quanto maior for o número de escalas de um navio de longo curso ou de cabotagem, maior será o abatimento nas tarifas, até o limite de 65%. Também haverá incentivo às chamadas embarcações verdes, para fomentar a sustentabilidade.

Quanto aos questionamentos de entidades do setor sobre os descontos serem aplicados conforme a frequência dos navios, em vez de direcionar o benefício às companhias que operam no Porto, Pomini esclareceu que a APS “prestigia a isonomia. Trata-se de interesse público, não podemos simplesmente direcionar a redução tarifária a um determinado setor. Pensando nisso, o nosso critério é o IMO (sigla em inglês de Organização Marítima Internacional), o RG do navio”.

Veja na íntegra: https://l1nq.com/Mlt6W

Fonte: A Tribuna – Porto e Mar