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Como a transformação digital pode eliminar custos nas operações logísticas

A pandemia impôs uma nova realidade para empresas e pessoas. Em meio a tantos desafios, é imprescindível reinventar-se e, não apenas isso, mas controlar cada processo, de modo que não surjam mais surpresas e entraves do que os enfrentados nos últimos meses. É justamente nesse ponto que a logística integrada pode fazer a diferença.
Ficou no passado a ideia de que a logística é responsabilidade de um único departamento. Hoje, a logística é uma área estratégica, diria até vital, em empresas que desejam manter-se competitivas.
A pesquisa CEO Outlook 2020, realizada pela empresa KPMG e que entrevistou CEOs brasileiros e internacionais, abordou a disrupção causada pela pandemia nas cadeias de suprimentos globais. Nesse sentido, 87% dos brasileiros entrevistados e 67% dos CEOs internacionais afirmaram que repensariam a abordagem para lidar com este novo cenário. Para 32% dos CEOs globais, o caminho é que as empresas adotem metodologias mais ágeis “para responder às mudanças nas necessidades dos clientes”.
Quando o processo logístico funciona como um sistema interconectado e devidamente ajustado, reduz-se o desperdício de tempo, de trabalho e de dinheiro. Para isso acontecer, por trás de tecnologias modernas há pessoas capacitadas que planejam, executam e monitoram cada etapa até o produto chegar às mãos do consumidor final. A partir disso, além de permitir que os processos funcionem de forma dinâmica, a logística integrada ajuda a conter os custos.
Ao longo de toda a cadeia produtiva são geradas informações que, compartilhadas, ajudam a traçar as melhores estratégias de entrega para um produto. Sabemos que há pessoas por trás do nosso negócio. E que em cada entrega, em cada máquina, existe uma história. Então, ajudamos a conectar essas pessoas a seus sonhos e a seus projetos.
Segundo o relatório da KPMG, “o progresso da digitalização das operações e a criação da próxima geração do modelo operacional foram acelerados em questão de meses”, devido à pandemia do novo coronavírus. A afirmação foi feita por 40% dos diretores brasileiros entrevistados. Ao nível global, a porcentagem chegou a 50%.
Além disso, para 27% dos brasileiros, “houve um avanço tão drástico que colocou seus negócios anos à frente do que esperavam estar hoje”, aponta o relatório. A pesquisa constatou que 67% dos CEOs brasileiros e 75% das lideranças globais vivenciaram “uma aceleração representativa na criação de uma experiência digital perfeita para o cliente”.
Com a área da logística, contudo, não poderia ser diferente. A transformação fez com que o setor logístico alcançasse um novo público de empresariado, abrangendo desde os pequenos negócios até as grandes corporações. As grandes corporações são nossos clientes. Mas, a partir do momento que o comércio eletrônico cresceu, pequenos negócios começaram a nos contratar. Clique para Visualizar

Fonte: Revista Portos e Navios (Com informações de Marcus Voloch - Diretor-Geral da Aliança)