No primeiro semestre deste ano, as exportações de máquinas e equipamentos aumentaram 29%, gerando um faturamento de US$ 5,6 bilhões à balança comercial. O principal destino são os Estados Unidos, mas chama cada vez mais a atenção a participação dos países vizinhos: a América Latina passou a responder por 44% das exportações, com variação positiva de 37,2%, e para os países do Mercosul o crescimento foi de 49%.
Ao identificar a ascensão e o potencial do segmento, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveu a participação de cerca de 30 empresas nacionais em missão comercial em Assunção, capital do Paraguai, e em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, entre os dias 12 e 16 de setembro.
A programação envolveu seminários, visitas técnicas e rodadas de negócios com potenciais compradores nos dois países, de forma que cada empresa participante tivesse de quatro a seis reuniões em cada país. A missão se insere no escopo do Programa de Aceleração para a Exportação da ApexBrasil, idealizado para montar ações para empresas que estão iniciando sua inserção no mercado internacional e que já participaram do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil.
“As empresas que estão nesta missão ainda são iniciantes em seu processo de internacionalização. Foi escolhido o setor de máquinas e equipamentos, porque observamos na base de empreendimentos atendidos pelo PEIEX entre 2017 e 2022 cerca de 765 empresas pertencentes ao segmento. Então, esse é, sem dúvidas, um setor no qual o Brasil tem grande vantagem e potencial”, explica a coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque. Clique para Visualizar