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Capacidade de movimentação portuária: O que é?

Muito tem se falado, com base nas projeções do crescimento da movimentação de carga para os próximos anos, de uma falta eminente de capacidade ao atendimento daqueles terminais portuários que estão em Santos/SP, sobretudo os que operam contêineres.
A referência para tal é cerca de 70% do que se há instalado pois, além desta marca, existirá um crescimento exponencial em filas (na quantidade e no tempo de espera), bem como no número de movimentações improdutivas. Com estes, se reduz a eficiência e aumenta os custos inerentes a uma mesma quantidade movimentada.

Assim, buscam-se diversas soluções, tais como o arrendamento de áreas para a instalação de novos terminais e/ou crescimento dos existentes, verticalização na armazenagem, substituição de equipamentos e sistemas por outros mais modernos, ágeis e confiáveis, entre tantas outras medidas que visam mitigar os gargalos.
Porém, antes de tudo, é importante entender quais são as áreas internas e como se correlacionam na determinação desta capacidade de movimentação. Em todas elas, fatores como: problemas de sinal na troca/atualização de informações, falhas de sistemas informatizados, quebra de equipamentos, morosidade na troca de turno, falta de treinamento, queda de energia, além da ocorrência de acidentes, são determinantes na eficiência da operação diária.

Vide anexo: Clique para Visualizar

Fonte: Portal de noticias / Portos e Navios