Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Brasil será a 5ª economia do mundo. Em 2050

O banco de investimentos Goldman Sachs mantém a previsão de que o Brasil será a quinta maior economia do mundo em 2050, e que é parte integrante dos chamados Brics, os grandes países emergentes que estarão entre as primeiras potências globais em meados do século. Pela projeção, o PIB brasileiro será de US$ 5 trilhões a US$ 10 trilhões, praticamente alcançando o do Japão.
A sigla Brics é composta pelas iniciais do Brasil, Rússia, Índia e China e foi criada em outubro de 2003 em um relatório do Goldman Sachs. Segundo a projeção do banco, em 2050 as maiores economias serão, em ordem decrescente, China, Estados Unidos, Índia, Japão e Brasil, Rússia, Alemanha, Reino Unido, França e Itália. Recentemente, surgiu uma forte dose de ceticismo sobre a inclusão do Brasil nos Brics, já que a sua taxa de crescimento tem sido muito inferior à dos três outros integrantes do grupo.
Ontem, em uma apresentação sobre os Brics e a economia global em Davos, Jim O’Neill, economista-chefe do Goldman Sachs, reafirmou sua confiança no Brasil. “O segundo semestre de 2005 foi particularmente decepcionante, mas achamos que isso será temporário”, disse.

Fonte: O Estado de São Paulo