O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o ministro da Defesa da Arábia Saudita, o príncipe Khalid bin Salman, assinaram nessa segunda-feira (3), em Riade, capital saudita, um acordo de cooperação em defesa.
A parceria prevê cooperação em 11 áreas estratégicas, como a indústria da defesa, tema da missão 6 da Nova Indústria Brasil.
“Essa é uma demonstração histórica de confiança mútua entre Brasil e Arábia Saudita, que reforça nossa amizade. A parceria conta com o entusiasmo do Ministério da Defesa, liderado pelo ministro José Múcio, e inclui trocas de informações, transferência de tecnologias, financiamento de sistemas militares, treinamentos de nossas Forças e, claro, o desenvolvimento da indústria de defesa”, avaliou o ministro Geraldo Alckmin sobre a cooperação.
O acordo ainda prevê relação comercial de compra e venda de materiais. Mas vai além. Ele também inclui pesquisa, desenvolvimento e estudos em projetos de defesa; gerenciamento de emergências e crises; serviços militares de saúde; e suporte logístico.
Além disso, outras áreas de interesse dos dois países poderão ser incorporadas ao acordo, que afirma a cooperação entre os dois países para promover a paz e a estabilidade internacionais.
Veja Anexo: Clique para Visualizar