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Artigo – O movimento do transporte marítimo

O movimento do transporte marítimo, medido pela movimentação nos portos brasileiros, nas estatísticas da Antaq, apresenta uma visão favorável do país. No período de janeiro a abril de 2023 os portos, privados e públicos, movimentaram 377,9 milhões de toneladas, com expansão de 1,47% em relação ao mesmo período de 2022. A movimentação através da navegação de longo curso, que representa as exportações e importações, somou 259,1 milhões de toneladas (+1,73%), enquanto a cabotagem atingiu 65,9 milhões de toneladas (+0,47%) e a navegação interior confirma sua presença em expansão nas estatísticas com 39,2 milhões de toneladas (+2,81%).

Os números podem ser considerados bons, diante da redução no transporte marítimo mundial. Mostram o contínuo avanço do transporte marítimo na costa brasileira. Confirma o prosseguimento da inserção internacional do Brasil com exportações no valor de US$ 103,3 bilhões e importações de US$ 79,2 bilhões até abril de 2023, segundo dados da Secex, com aumento no valor exportado e redução das importações, em relação ao mesmo período de 2022.

O movimento total é formado em 58,2% pelo granel sólido (minérios e grãos); 26,4% granel líquido e gasoso (petróleo e gás) e 10,1% por contêineres. Confirmando a âncora econômica representada pelo minério, o agronegócio e a indústria de óleo e gás. A principal movimentação por origem geográfica é 48,4 milhões de toneladas de petróleo bruto, extraído na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de produção offshore, que se estende até 200 milhas marinhas. Supera o movimento originado, até abril, dos principais portos localizados nos estados de São Paulo, Pará, Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Rio de Janeiro.

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Fonte: Portal de Notícias Portos e Navios