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ApexBrasil promove o país na Organização Mundial do Comércio

Dos dias 27 a 30 de setembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do Escritório de Bruxelas, participou do Public Forum da Organização Mundial do Comércio (OMC), a principal conferência da organização onde diversos entes da sociedade civil dispõem suas prioridades, preocupações e críticas às práticas internacionais de mercados, governos e à orquestração multilateral convergida na OMC.
Nas sessões do terceiro dia, o Escritório celebrou uma sessão temática em parceria com a Missão do Brasil junto à OMC. A ação foi acompanhada por delegados de países membros da organização, da academia internacional e de representantes de organizações internacionais.
Na ocasião foi debatida a contribuição da agricultura tropical como parte da solução na diversificação das cadeias agroalimentícias. O debate promovido pela ApexBrasil realçou a importância do engajamento do setor privado frente aos desafios de proteção ambiental e de enfrentamento à proliferação de padrões técnicos. Para tal, discutiu-se a atualização de regras e do modus operandi da OMC, de forma a contemplar os assuntos de forma mais inclusiva.
A organização é resultado de inputs e negociações de 164 países que representam 99% do comércio mundial. Ameaças de interrupções nas cadeias internacionais de alimentos são a principal preocupação da OMC em 2022, e o assunto foi foco de parte significativa das 144 sessões temáticas conduzidas durante os 4 dias do fórum. Restrições às exportações e massivos subsídios à produção foram identificados como nocivos e capazes de distorcer mercados e ameaçar a segurança alimentar de países em desenvolvimento, em especial aqueles de menor desenvolvimento relativo. Clique para Visualizar

Fonte: Apex Brasil