fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Anvisa amplia opções de radiofármacos para diagnóstico

A Anvisa aprovou mais um radiofármaco, utilizado em diagnóstico com tomografia por emissão de pósitrons (PET). O novo produto é o Glicocer (Fludesoxiglicose-18F), produzido pelo Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – PUC/RS (InsCer).O Glicocer contém a substância ativa Fludesoxiglicose marcada com o isótopo radioativo do Flúor-18. Este tipo de medicamento é utilizado em diagnósticos na área de oncologia, cardiologia e neurologia. Esse diagnóstico é feito em conjunto com informações anatômicas por tomografia computadorizada (CT).
Este é o sexto produto desta categoria aprovado pela Anvisa. Os radiofármacos são substâncias onde a molécula tem pelo menos um átomo radioativo. A Fludesoxiglicose-18F é semelhante à molécula da glicose e é utilizada para mapear o metabolismo da glicose no organismo. Com isso, é possível, por exemplo, encontrar a localização e mostrar a atividade de células cancerígenas.
http://portal.anvisa.gov.br/noticias?p_p_id=101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_groupId=219201&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_urlTitle=anvisa-amplia-opcoes-de-radiofarmacos-para-diagnostico&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_assetEntryId=3686922&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_type=content

Fonte: Anvisa