O Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal de Santos comunica à sociedade que, em Assembleia nacional, realizada em 7 de maio, os Auditores-Fiscais lotados na Alfândega do Porto de Santos decidiram que, entre os dias 12 e 16 de maio, paralisarão todas as atividades da unidade. Como consequência dessa medida, os seguintes serviços ficarão suspensos nesse período: desembaraço e despacho de mercadorias, atendimento ao publico e análise de retificação de conhecimento eletrônico (CE) e de IDFA (identificação de Falta ou Acréscimo). Serão mantidos somente os 30% do efetivo exigido por lei para a liberação de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos de consumo de bordo, bem como o cumprimento de decisões judiciais.
A decisão dos Auditores-Fiscais da Alfândega do Porto de Santos veio como consequência da mais recente medida anunciada do governo, que diminui o valor do bônus de produtividade da categoria, além de não ter apresentado qualquer proposta concreta às reivindicações que levou à greve iniciada em novembro de 2024 e que perdura até o momento.
Lamentamos muito pelos eventuais, transtornos e prejuízos que serão causados à sociedade brasileira, mas diante não só da inação do governo, mas de medidas que visam prejudicar os Auditores-Fiscais, a única alternativa que nos restou na tentativa de alcançarmos nossos pleitos e protestarmos contra esta afronta, é o acirramento do movimento.
Veja anexo