Com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o Ceará recebeu três boas notícias para sua indústria, nesta sexta-feira (8): uma planta automotiva multimarcas inédita no país, novos investimentos para a produção de aerogeradores e a adesão do estado ao Simpacto (Sistema Nacional de Economia de Impacto), que visa estimular o desenvolvimento sustentável enfrentando problemas sociais e ambientais.
Um dos destaques da visita ministerial foi o anúncio da construção da primeira planta automotiva multimarcas do Brasil, a ser instalada em Horizontina, a 45 km de Fortaleza. Com um investimento de R$ 400 milhões, a fábrica terá capacidade para produzir 40 mil veículos por ano, incluindo modelos elétricos e a etanol, por encomenda de terceiros. Este modelo de negócios permite que montadoras estabelecidas e novas marcas ingressem no mercado brasileiro com produção local.
Durante a cerimônia de anúncio, o vice-presidente ressaltou que a venda de carros, nos últimos sete meses, cresceu 15%, motivada pelo crescimento da economia, da renda e do emprego, e por ações do governo federal, como o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).
A nova planta do Ceará cria um ambiente favorável para a produção e comercialização de veículos no país, com incentivo a tecnologias mais limpas. O empreendimento, que deve gerar 250 empregos diretos, está previsto para iniciar suas operações no primeiro trimestre de 2025.
Veja anexo