Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

AFRFBs – Greve retém 90% dos contêineres

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal já reteve no Porto de Santos 100 mil contêineres, mais de 90% dos cofres movimentados no complexo desde o início da manifestação, que chega ao 24º dia hoje. O número foi divulgado ontem pelo diretor de Comércio Exterior do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Ricardo Martins. De acordo com ele, ontem estava parado no cais santista e nos aeroportos da Região Metropolitana de São Paulo o equivalente a US$ 500 milhões.
‘‘Acho que se avizinha muito a situação de colapso. Já temos ouvidos companhias que não têm mais contêineres vazios para estufar as cargas de exportação’’, afirmou Martins.
Os auditores fiscais são res-ponsáveis pela liberação das mercadorias de importação e exportação em portos, aeroportos e fronteiras. No complexo portuário, sem o serviços deles, o produto não pode deixar a zona alfandegada e ser desembaraçado, no caso da importação, ou embarcado no navio, quando se trata de exportação.
O presidente do Sindicato dos Auditores da Receita Federal (Unafisco), Pedro Delarue, afirmou que, apesar da possibilidade de desconto dos dias parados, a greve, que atinge 70% da categoria, vai continuar. Ele adiantou que o Unafisco pretende apresentar recurso no STF contra a decisão de Gilmar Mendes. A Receita não informou se vai ou não cortar o ponto dos grevistas.

Fonte: A Tribuna