Membro da comitiva brasileira na China, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, avaliou como “grande avanço” os dois acordos memorandos de entendimento firmados entre Brasil e China para o fomento da inteligência artificial (IA) e para economia digital.
Segundo Elias Rosa, as iniciativas são importantes para a transição e transformação digital brasileira, alinhadas ao conceito de Indústria 4.0, e visam traduzir os benefícios da IA em ganhos concretos para os processos produtivos nacionais.
“Uma das missões da Nova Indústria Brasil (NIB) é justamente a transformação digital, a chamada Indústria 4.0. É preciso levar para o chão de fábrica e para os processos produtivos os ganhos que a inteligência artificial pode trazer. Isso aumenta a produtividade e vai melhorar a nossa competitividade no cenário internacional. Até porque um dos objetivos da Nova Indústria Brasil é tornar a indústria mais digital, mais competitiva, mais produtiva, mais sustentável e mais exportadora”, ressaltou ele, durante entrevista a uma emissora de TV.
O secretário ressaltou os esforços do presidente Lula e do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, para o avanço das relações com a China.
Ainda de acordo com o secretário executivo do MDIC, a colaboração com a China, que possui alta produtividade industrial, permitirá intercâmbio de informações. A parceria na área de inteligência artificial se baseia em eixos estratégicos, como a capacitação de pessoas, a incorporação de novas tecnologias e o aprimoramento da infraestrutura de dados.
Além disso, Elias Rosa destacou o esforço para desenvolver soluções de IA adaptadas às necessidades e potencialidades brasileiras, incluindo o desenvolvimento em língua portuguesa.
Veja anexo