fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Acidente em Suez pode mudar setor naval, dizem especialistas

O acidente que interditou o Canal de Suez, no Egito, por seis dias, pode mudar os rumos da indústria naval mundial. Para especialistas, o encalhe do porta-contêineres Ever Given acende o sinal de alerta sobre os planos de crescimento das embarcações.
O tema foi discutido em um webinar realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pelo Labportos – laboratório de pesquisas do setor portuário e de transporte marítimo – na última quarta-feira. Participaram do evento virtual o economista e professor universitário Leo Tadeu Robles e o presidente da LS Consultoria Naval, Leonardo Soares. Os trabalhos foram mediados pelo professor Sérgio Cutrim.
Para Robles, além dos impactos financeiros do acidente, como o aumento do custo de frete, e de questões operacionais, como atrasos e um possível desbalanceamento na cadeia de contêineres refrigerados, outras questões serão levantadas. “Será que persistirá o crescimento de navios? Será que vai haver, como no caso dos petroleiros, uma restrição do tamanho de navios?”, questionou o professor. Segundo ele, o tema será pauta na engenharia naval.
A mesma opinião tem Soares. “Com certeza é um acidente emblemático, que muda a opinião em relação a novas encomendas. Em que pese que os navios estejam aumentando e o aumento da classe não é de hoje, as dimensões dos portos não se modificaram ao ponto de acompanhar o aumento das dimensões dos navios no Brasil”, afirmou. Clique para Visualizar

Fonte: A Tribuna – Porto e Mar