Os diretores de Relações Internacionais, Robson Canha, e de Defesa Profissional, Rafael Pillar, participaram, na semana passada, de reunião da Frasur (Federação dos Funcionários de Arrecadação Fiscal e Aduaneira do Mercosul). O encontro, realizado em Montevidéu (Uruguai) entre os dias 25 e 27 de março, contou com a participação de entidades representativas do Fisco do Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil. No centro das discussões estiveram os impactos da crise financeira mundial nas aduanas.
Os debates foram precedidos de informes sobre a situação das aduanas de cada país participante e, logo em seguida, se concentraram na possibilidade de aumento do contrabando e do descaminho em função do desaquecimento do comércio internacional. De acordo com análises realizadas durante o encontro, é claramente perceptível o decréscimo do volume de comércio internacional em todos os países.
Os representantes aduaneiros acreditam que a queda no fluxo internacional possa servir de incentivo para o cometimento de crimes aduaneiros. Por este motivo, houve consenso entre os membros da Frasur sobre a necessidade de fortalecimento da fiscalização e da repressão nas áreas de fronteira. “A crise acaba se apresentando como uma grande oportunidade para as aduanas, no sentido de ressaltar a necessidade de melhorias no aparelho de controle”, afirma Robson Canha.