fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Receita apresenta novas ferramentas para agilizar operações

A Secretaria da Receita Federal (SRF) anunciou esta semana, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o lançamento de duas novas ferramentas para flexibilizar as importações e exportações, além de combater a sonegação fiscal, elevar a arrecadação e inibir a entrada de produtos falsificados no País. São elas: o software Harpia, desenvolvido por engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Unicamp, e o Siscomex Cargas, criado pela própria Receita.
O Sistema Harpia permitirá que, a partir de uma técnica de inteligência artificial (combinação e análise de informações de contribuintes), sejam identificadas as operações de baixo e alto riscos para o fisco. Ou seja, se há ou não indícios de fraude. O projeto Harpia vai integrar e sistematizar as bases de dados da Receita Federal, além de receber informações de outras fontes, como as Secretarias estaduais da Fazenda.
Siscarga – A outra ferramenta desenvolvida pela SRF é o Siscomex Carga, que padronizará os procedimentos aduaneiros da Receita no sistema portuário nacional e integrará outros sistemas, como Siscomex Importação, Siscomex Exportação, Sicomex Trânsito e o Mercante. Este último é utilizado pelo Departamento do Fundo de Marinha Mercante (DFMM) para a liberação de cargas importadas e o recolhimento do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.

Fonte: Agência Indusnet Fiesp