fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Cidades começam a se preparar para receber ZPEs e aproveitar potencial do Porto de Santos

As cidades da Baixada Santista, em especial Santos, Cubatão e Guarujá, começam a se preparar para receber as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A proximidade com o Porto de Santos é fundamental para isso.

ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Elas funcionam como polos industriais, com a finalidade de desenvolver a cultura da exportação, fortalecer a balança comercial e dinamizar a economia.

Atualmente, o Brasil tem 11 ZPEs autorizadas a funcionar, com duas delas já em operação, em Pecém (CE) e Parnaíba (PI). No final de julho, houve a assinatura da resolução que criou a primeira ZPE privada do Brasil, em Aracruz (ES). A iniciativa em território capixaba terá capacidade de expansão para até 5 milhões de metros quadrados.

“O novo marco legal de ZPE permite que suas instalações ocorram em diferentes áreas, desde que limitadas a 30 km de distância entre si, o que favorece outras cidades da região, ou seja, é de interesse regional, estadual e nacional. É importante destacar que o Porto de Santos e as cidades que o circundam têm potencial para garantir seu protagonismo em um processo estratégico de reindustrialização do Estado”, observa o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi.

Veja Anexo: Clique para Visualizar

Fonte: A Tribuna – Porto e Mar