fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Alimentos e bebidas da região amazônica têm potencial para conquistar mercados na América do Norte, Ásia e Europa

Análise de mercado da Agência aponta que castanhas-do-pará, pimenta e café têm grande potencial para se inserirem nos Estados Unidos, China, Japão e países europeus.
Às vésperas do Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) traz um estudo inédito que aponta que alimentos e bebidas originários dos nove estados do Norte brasileiro que compõem a Amazônia Legal têm enorme potencial para conquistar Estados Unidos, China, Japão e países europeus, como Alemanha.
O estudo, intitulado “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal – Oportunidades e Apelos Globais” foi realizado em parceria com 15 empresas da Amazônia Legal, como a Fazenda Panorama, que produz cacau, e a Manioca, que produz molhos, farinhas e granolas à base de ingredientes originários do bioma.
O trabalho também analisa o segmento alimentício a partir de produtos específicos, divididos em: feijão, gergelim e pimenta-do-reino; café e cacau; açaí, guaraná e abacaxi; castanhas-do-pará; farinhas e preparos de mandioca; e peixes. Os produtos têm como apelo especialmente a saúde e a qualidade. E o principal: eles têm em comum o fato de serem compatíveis com as características do bioma e, desse modo, de serem sustentáveis em sua produção, o que faz jus ao objetivo da efeméride: celebrar a importância desse bioma para o Brasil e também fazer uma conscientização acerca de sua preservação.
O foco da área de Inteligência de Mercado da Agência é na sustentabilidade e em um novo perfil de investidor e consumidor que ganha o mercado internacional.
Amazônia Legal
Para efeito de planejamento social e econômico da região, foi instituída no Brasil em 1953 a chamada Amazônia Legal (Lei 1.806/1953). A Amazônia Legal consiste numa área de 5.217.423 km² que ocupa 61% do território nacional e seus limites foram definidos por um viés sociopolítico, e não geográfico, se estendendo além do bioma Amazônia e englobando também parte do Cerrado e do Pantanal.
Desde que foi criada, seus limites já foram revistos diversas vezes em virtude das mudanças da divisão política do Brasil. Hoje, os estados que a compõem são o Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e parte do Maranhão.
ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Clique para Visualizar

Fonte: Apex Brasil