O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou nesta sexta-feira (26/8) o potencial do Brasil na produção agrícola mundial, considerado chave da segurança alimentar do planeta. Durante evento organizado pela Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal) de Passo Fundo (RS), o ministro falou da importância da região, responsável por cerca de 70% das cadeias de sementes, fertilizantes e máquinas do país.
Segundo ele, o próximo passo da industrialização do Brasil se dará na agroindústria, e pontuou que o controle de gastos públicos, a redução e simplificação dos impostos, do Custo Brasil, e a mudança do eixo de investimentos públicos para privados foram medidas essenciais para retomada do crescimento econômico do país.
A ruptura das cadeias produtivas globais causada pelos desafios enfrentados durante a pandemia da Covid-19 também foi destaque no discurso. O ministro falou da resiliência do Brasil, que continuou mantendo os sinais vitais em funcionamento mesmo em meio à crise. Complementou que o país está em posição privilegiada para se beneficiar da realocação global de investimentos por estar próximo dos grandes centros consumidores mundiais e ser uma democracia liberal com economia de mercado.
O evento reuniu empresários, produtores rurais e autoridades do estado do Rio Grande do Sul. Clique para Visualizar