fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

Ministério da Infraestrutura aprova novo PDZ do Porto de Santos, SP

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) aprovou, nesta terça-feira (28), o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A assinatura do documento permitirá a modernização do porto ao planejar estrategicamente a ocupação das áreas públicas pelos próximos 20 anos. Segundo o Minfra, a concretização do PDZ elevará a capacidade do complexo santista em aproximadamente 50% até 2040, atingindo 240,6 milhões de toneladas.
O novo PDZ foi elaborado ao longo do último ano pela Santos Port Authority (SPA), autoridade portuária que administra o cais santista. O documento atualiza a versão de 2006 com a intenção de dar vazão ao escoamento das cargas identificadas no Plano Mestre, instrumento de planejamento macro do Minfra, publicado em abril de 2019.
Segundo o Minfra, o novo PDZ prevê a movimentação de 100% das cargas da região de influência do Porto, a consolidação de áreas para a clusterização de cargas e o aumento da participação do modal ferroviário. No aspecto de integração com a cidade, o plano abrange soluções para interferências de acessos rodoferroviários e destinação do cais do Valongo à movimentação de passageiros em navios de cruzeiro.
O novo plano será implantado imediatamente, com as alterações de tipologia de carga realizadas à medida que os atuais contratos terminarem. Haverá novos arrendamentos, expansão de áreas, além da ampliação do modal ferroviário. Clique para Visualizar

Fonte: G1 – Por Dentro do Porto