fbpx
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

9 perguntas (e respostas) sobre o Acordo Mercosul – União Europeia

Você já deve ter ouvido falar sobre o Acordo Mercosul-União Europeia, mas sabe o que ele representa para a indústria brasileira e para a economia do país? Discutido por mais de duas décadas, o acordo é o mais ambicioso e abrangente já negociado pelo Mercosul e deve se tornar um novo marco para a integração internacional do setor industrial brasileiro. Para que isso aconteça o quanto antes, a indústria defende a celebração formal do acordo sem reabertura das negociações, concluídas em junho de 2019.
A agência de notícias da indústria preparou um Perguntas e Respostas para tirar as suas dúvidas sobre o tema.
Antes de começar, vamos lembrar o que são acordos: são tratados firmados entre países ou grupos de países para obter benefícios mútuos a fim de fomentar o comércio e/ou os investimentos entre eles. Os acordos definem regras que podem resultar em mais previsibilidade e segurança jurídica para o ambiente de negócios e podem prever mecanismos como a redução de tarifas de importação e fim de barreiras não tarifárias ao comércio entre seus membros, por exemplo.
No caso, o acordo facilita a relação comercial comércio entre os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e os da União Europeia.

O que você vai entender nesse conteúdo?

– O que é o acordo;
– Quem faz parte;
– Quais os benefícios para o Brasil;
– Como o acordo ajuda a neoindustrialização no Brasil;
– O que tá faltando pra entrar em vigor;
– Os prazos;
– O acordo e compras governantes.

Veja na íntegra em anexo o Perguntas e Respostas.

Clique para Visualizar

Fonte: Agência de Notícias da Indústria – Portal da Indústria - CNI