Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

FIQUE POR DENTRO

GREVE VCP – BREVE RELATO

Concernente a greve de Viracopos que ocorreu no mês de agosto, transcrevemos abaixo, para seu conhecimento, breve relato do ocorrido:
“Os auditores fiscais lotados no aeroporto de Viracopos/Campinas estiveram em greve desde o dia 18/08/2005. Durante este período todos os processos de importação e exportação permaneceram paralisados até que fosse enviada uma
“força tarefa”, somando um total de 21 auditores, vindos de São Paulo e Santos para a realização do desembaraço nesta alfândega. Com a chegada dos auditores os processos foram sendo desembaraçados, porém, lentamente.
Devido à morosidade nas liberações, resultado do acúmulo de processos parados, nem todos os despachantes conseguiam liberar suas cargas no tempo necessário pois tratava-se na verdade de uma longa greve que durou aproximadamente 14 dias.
Durante esse período estivemos acompanhando a situação de perto, passo a passo, e a postos, caso pudéssemos de alguma maneira intervir a favor de nossa categoria. No dia 01/09, os auditores fiscais retornaram, efetivamente, suas funções. Para que o acúmulo de cargas e documentos fossem, despachados o mais rápido possível, a inspetoria desta alfândega designou para alguns setores, além dos auditores diários, outros para o mesmo atendimento. Com isso os processos de liberação de cargas estão, agilmente, voltando a tão esperada normalidade. Para obter esse resultado, os auditores pretendem que a situação volte à normalização no prazo máximo de 48 horas.”

Fonte: Sindasp